segunda-feira, 10 de maio de 2021

Diferenças entre conscientização e engajamento(2)

 






Agora que já percorremos as definições de conscientização e engajamento, fica mais fácil entender a diferente entre eles:

  • enquanto a conscientização visa os porquês, o engajamento visa os comos;
  • enquanto a conscientização trabalha no campo filosófico (na mentalidade das pessoas), o engajamento trabalha no dia a dia do processo (na execução);
  • enquanto a conscientização mostra o que é preciso ser feito e porque é preciso ser feito, o engajamento estimula que as coisas sejam feitas;
  • enquanto a conscientização “é alcançada quando as pessoas entendem” a empresa e seus processos, o engajamento é alcançado quando as pessoas executam as cosias e promovem melhoria contínua;
  • Enquanto a conscientização corresponde ao campo das ideias, o engajamento é o “fazer acontecer”.

Assim, o que precisa ficar muito claro nesse tópico é que a consciência está ligada à intenção que empregamos ao fazer as coisas. Já o engajamento está ligado à ação, à execução de atividades que ajudem a alcançar os objetivos.

O que é mais importante: conscientização ou engajamento?

É aqui que o maior erro habita! Pois não é possível fazer distinção entre mais e menos importante quando se fala de conscientização e engajamento. Ambos são igualmente importantes e devem ser trabalhado de forma conjunta.

Quando você trabalha apenas a conscientização, sua empresa tende a ter muito puxa-saquismo e pouca gente que realmente se engaja nas atividades e tarefas. Quando estimula o engajamento de forma desleixada, focando apenas na execução, então você desestimula a melhoria contínua (como as pessoas não sabem porque executam as tarefas, elas apenas o fazem de forma mecânica e distante, assim não entendem como as rotinas e tarefas podem ser melhoradas e, igualmente, não o fazem).

Esclareça o resultado das ações

Quando as distinções entre conscientização e engajamento não estão claras, é comum aplicar atividades, dinâmicas ou treinamentos focando engajamento, mas trabalhando a conscientização (ou vice-versa). Assim, é extremamente importante entender o que estamos trabalhando.

Além disso, há dois aspectos importantes a levar em conta:

  • toda ação de conscientização ajuda a estimular engajamento;
  • toda ação de engajamento deve ter início na conscientização.

Toda vez que você trabalha o porquê das coisas, direta ou indiretamente está também estimulando as pessoas a executarem as ações. Isso ocorre, pois, uma das intenções de trabalhar conscientização é explicar a importância e o impacto das coisas.

Quando você demonstra de forma eficaz que algo é importante para e empresa e para os processos, existe a tendência de que as pessoas liguem a atenção a esses fatores e os coloquem no radar de execução.

Dessa forma, o 1º passo para o engajamento pleno é a conscientização. Somente depois de entender por que as atividades e tarefas são importantes é que o colaborador vai se engajar e executá-las no seu dia a dia.

Colaborador engajado ou colaborador conscientizado?

Também é importante entender que nem sempre conscientização de engajamento andam de mãos dadas. Afinal:

1.   É possível que um colaborador seja consciente de suas responsabilidades e influência no processo e, mesmo assim, não esteja engajado;

2.   Igualmente, pode acontecer de um colaborador estar engajado em atividades que ele não sabe por que precisa executar.

Ambos os casos são ruins e prejudiciais a empresa. No 1º, porque atividades importantes do processo (como a tratativa de uma NC, por exemplo) podem não ser executadas. No 2º, porque atividades que não agregam valo ao processo (ou até mesmo o prejudicam) vão continuar sendo executadas inconscientemente.

Assim, é preciso identificar em qual nível de consciência as pessoas estão. Tendo clareza desse momento e das diferenças entre conscientização e engajamento, é possível trabalhar de forma assertiva para ajudar as pessoas a priorizar as atividades e executar o que realmente vai ajudar a empresa.

 FONTE:https://blogdaqualidade.com.br/

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