PROJETO REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO.














FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E MEIO AMBIENTE DA
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES - 2019

PROJETO CIENTÍFICO

Título: REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO

Ana Caroline Melo Lima1,
Antonia Alessandra Rodrigues Ribeiro1,
Antonio Josué do Nascimento Nobre1,
Gabriel Bezerra do Nascimento1,
Iandra Bezerra Feitosa1,
Larissa Gomes de Sousa Oliveira1,
Mauriene Sousa do Nascimento1,
Samilly Oliveirade Almeida1.

César Augusto da Silva 2

1 Alunos da E.E.M. C. FLÁVIO RODRIGUES

2 Professor de Química E.E.M. C. FLÁVIO RODRIGUES

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Sabe-se que os resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios, sendo assim se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente. Por sua vez,os detergentes se acumulam nos rios formando uma camada de espuma. As moléculas de cadeia carbônica linear que caracterizam os sabões, de modo que na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar essas moléculas. Por outro lado, essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes, e por isso eles permanecem na água sem sofrer decomposição, o que ocasiona a poluição.O problema é que ao ser retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Assim, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats. Pesquisas indicam que com um litro de óleo é possível contaminar milhares de litros de água. Ao entrar em contato com o solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Ademais, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa. No sentido de dar um destino sustentável e evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. No reaproveitamento do óleo, as possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina ração para animais e até biodiesel, etc.
OBJETIVO GERAL:

ü Promover a conscientização da importância da destinação adequada de óleo de friturausado;.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

ü  Desenvolver parcerias para a implantação pontos de coleta seletiva de óleo de friturausado;
ü  Estimular a coleta seletiva de óleo de fritura usado;
ü  Destinar o óleo de fritura usado para a reciclagem;
ü  Criar oportunidades de produção artesanal de sabão em comunidades carentes.


METODOLOGIA:

A ideia inicial do projeto deu-se diante da necessidade de dar um destino ao óleo comestível, usado nas residências e nas lanchonetes da cidade. Pois, observou-se que a grande maioria desse produto é descartado sem nenhum critério e destino adequado. Assim, alunos das turmas dos terceiros anos B e C, turno Manhã, lançaram a ideia e de imediato já implantaram, utilizando óleo recolhido nas casas de lanches que trabalham com frituras de salgados e, das próprias residências do estudantes, na fabricação de sabão caseiro. O manejo é bem simples, porém, requer certos cuidados, uma vez que um dos reagentes do processo é o Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica), uma base forte e bastante corrosiva. Os reagentes e matérias utilizados são: óleo comestível usado, Soda Cáustica, àgua e garrafas pets. Dessa forma, os estudantes supracitados, reuniram-se semanalmente com o intuito de colocar o projeto em prática, pois, já estavam com a matéria prima em mãos e, assim, o executaram. Fizeram vários testes e todos foram satisfatório, pois o sabão por eles produzido, foi utilizado inclusive, para lavar pequenas peças de roupa,com resultado positivo.

RELEVÂNCIA DA PESQUISA/PROJETO:

A grande importância desse projeto é a possibilidade de contribuir para a preservação do meio ambiente, pois, como sabemos, o óleo é um grande vilão no quesito contaminação. Assim, além da preservação ambiental, o projeto é relevante na questão social, pois, os estudantes darão continuidade ao mesmo, aprimorando rotineiramente, com o intuito de doar o sabão fabricado às pessoas mais carentes.


IMPACTO DA PESQUISA/PROJETO:

Foi muito visível a mudança de comportamento dos estudantes idealizadores do projeto, uma vez que os mesmos se dispuseram a executar as ações com grande interesse em acertar. Além disso, notou-se a união do grupo participante, o que ressoou com bastante positividade para o convívio harmonioso do grupo e, com consequência na turma em que estão inseridos. Ainda, pôde-se perceber, neste período, o alto índice nas notas desses educandos. Pretende-se, ainda, no decorrer do ano doar todo o sabão produzido para famílias carentes da comunidade escolar, além de realizar oficina com as famílias envolvidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

São ações como esta que despertam o protagonismo dos jovens, uma vez que passam a fazer parte do meio, não apenas como um mero expectador, mas um ser atuante. Dessa forma, este projeto é o ponto inicial para que educadores e educandos, juntamente com os outros agentes da comunidade escolarcriem saídas para problemas futuros que surgirão por consequência das más ações humanas. Assim, é imprescindível que o próprio ser humanocrie mecanismos básicos que envolvam todos em ações voltadas para a sustentabilidade nas próprias comunidades onde vivem. Diante disso, pensamos que sempre é possível sonhar, planejar e desenvolver ações como esta que visem o equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive.


REFERÊNCIAS

http://www.revistaartesananto.com.br Acesso em 20 de fevereiro de 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=bm0TkdqGPaw. Acesso em 23 de fevereiro de 2018.



Palavras-chave: Reutilizar-Óleo- Ambiente.
E-mail para contato: cesar_croata@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário