|
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES |
|||||
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE QUÍMICA |
|
|||||
Professor:
CÉSAR AUGUSTO |
||||||
Aluno(a): |
Nº |
Data: ___/____ |
||||
Série:
2º |
Turma:
(______) |
Turno:
(___________) |
||||
QUÍMICA GERAL
QUESTÃO 01:
(Mack -SP) É característica de substância
pura:
a)
ter
densidade sempre constante, independentemente do seu estado físico;
b)
que
ocorra variação de temperatura durante as mudanças de estado;
c)
não
apresentar odor e ser límpida e transparente;
d)
apresentar
ponto de ebulição e de fusão constantes;
e)
estar
no estado sólido à temperatura ambiente.
QUESTÃO 02:
Obtemos do petróleo alguns produtos
importantes para as nossas indústrias, tais como: a gasolina, a querosene, o
óleo diesel, o asfalto, etc... que apresentam pontos de ebulição diferentes.
Qual a melhor maneira de se separar estes compostos refinados do petróleo?
a) destilação
fracionada;
b) centrifugação;
c) filtração;
d) fusão
fracionada;
e) decantação.
QUESTÃO 03:
Faça a correspondência correta entre as
colunas a seguir, com relação às formas de separação das misturas.
I - decantação
II - destilação
III - catação
IV - fusão
fracionada
( ) mistura de ferro, estanho, chumbo
( ) água e barro
( ) grãos de feijão e pedregulhos
( ) água misturada com álcool
QUESTÃO 04:
Uma amostra de água do rio das Velhas, que
apresentava partículas em suspensão, foi submetida a processos de purificação
obtendo-se, ao final do tratamento, uma solução límpida e cristalina. Em
relação às amostras de água antes e após o tratamento podemos AFIRMAR que correspondem,
respectivamente, a
a)
substâncias
composta e simples.
b)
substâncias
simples e composta.
c)
misturas
homogênea e composta.
d)
misturas
heterogênea e homogênea.
e)
mistura
heterogênea e substância simples.
QUESTÃO 05:
Durante uma atividade prática avaliativa,
um professor entregou para o estudante um béquer contendo água, clorofórmio e
acetona (miscíveis) e dois cubos de gelo para classificar o sistema. A
alternativa que corresponde ao número de fases e componentes, respectivamente,
é
a)
2
e 3
b)
2
e 4
c)
3
e 3
d)
3
e 4
e)
3
e 5
QUESTÃO 06:
Quais das substâncias abaixo são formas
alotrópicas do oxigênio?
a) grafite e diamante
b) gás oxigênio e gás carbônico
c) gás ozônio e gás sulfídrico
d) gás oxigênio e gás carbônico
e) gás oxigênio e gás ozônio
QUESTÃO 07:
A
alternativa que contém um fenômeno físico
observado no dia-a-dia é:
a)
a queima de um fósforo.
b)
o derretimento do gelo.
c)
a transformação do leite em coalhada.
d)
o desprendimento de gás, quando se coloca sal de
frutas
em água.
e)
a combustão do álcool
QUESTÃO 08:
(
UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha e
indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1) Aquecer uma panela de alumínio.
2)
Acender um fósforo.
3)
Ferver água.
4)
Queimar açúcar para fazer caramelo.
5)
Fazer gelo.
a)
1, 3 e 4
b)
2 e 4
c)
1, 3 e 5
d)
3 e 5
e)
2 e 3
QUESTÃO 09:
(Vunesp) O naftaleno,
comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em
roupas, funde em temperaturas superiores a 80 °C. Sabe-se que bolinhas de
naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constante mente diminuídas,
terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser
explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.
QUESTÃO 10:
(Cesgranrio-RJ) Um
cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido, para ser
analisada. O gráfico abaixo representa o processo de aquecimento de uma amostra
dessa substância
Analisando o gráfico, podemos concluir que a amostra
apresenta:
a) duração da ebulição de 10 min.
b) duração da fusão de 40 min.
c) ponto de fusão de 40 C.
d) ponto de fusão de 70 C.
e) ponto de ebulição de 50 C
Nenhum comentário:
Postar um comentário