2°s ANOS- ATIVIDADES


 
CORREÇÃO DA ATIVIDADE SOBRE CONCENTRAÇÃO COMUM








ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CROATÁ FLÁVIO RODRIGUES

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE QUÍMICA

NOTA:

Professor: CÉSAR AUGUSTO

Aluno(a):

Data:

 

___/____

Série: 2º

Turma: (______)

Turno: (___________)

 

QUÍMICA GERAL

 

QUESTÃO 01:

(Mack -SP) É característica de substância pura:

a)   ter densidade sempre constante, independentemente do seu estado físico;

b)   que ocorra variação de temperatura durante as mudanças de estado;

c)   não apresentar odor e ser límpida e transparente;

d)   apresentar ponto de ebulição e de fusão constantes;

e)   estar no estado sólido à temperatura ambiente.

 

QUESTÃO 02:

Obtemos do petróleo alguns produtos importantes para as nossas indústrias, tais como: a gasolina, a querosene, o óleo diesel, o asfalto, etc... que apresentam pontos de ebulição diferentes. Qual a melhor maneira de se separar estes compostos refinados do petróleo?

a) destilação fracionada;

b) centrifugação;

c) filtração;

d) fusão fracionada;

e) decantação.

 

QUESTÃO 03:

Faça a correspondência correta entre as colunas a seguir, com relação às formas de separação das misturas.

I - decantação

II - destilação

III - catação

IV - fusão fracionada

(     ) mistura de ferro, estanho, chumbo

(     ) água e barro

(     ) grãos de feijão e pedregulhos

(     ) água misturada com álcool

QUESTÃO 04:

Uma amostra de água do rio das Velhas, que apresentava partículas em suspensão, foi submetida a processos de purificação obtendo-se, ao final do tratamento, uma solução límpida e cristalina. Em relação às amostras de água antes e após o tratamento podemos AFIRMAR que correspondem, respectivamente, a

a)     substâncias composta e simples.

b)    substâncias simples e composta.

c)     misturas homogênea e composta.

d)    misturas heterogênea e homogênea.

e)    mistura heterogênea e substância simples.

 

QUESTÃO 05:

Durante uma atividade prática avaliativa, um professor entregou para o estudante um béquer contendo água, clorofórmio e acetona (miscíveis) e dois cubos de gelo para classificar o sistema. A alternativa que corresponde ao número de fases e componentes, respectivamente, é

a)       2 e 3

b)       2 e 4

c)       3 e 3

d)       3 e 4

e)       3 e 5

QUESTÃO 06:

Quais das substâncias abaixo são formas alotrópicas do oxigênio?

a) grafite e diamante

b) gás oxigênio e gás carbônico

c) gás ozônio e gás sulfídrico

d) gás oxigênio e gás carbônico

e) gás oxigênio e gás ozônio

 

QUESTÃO 07:

A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de
frutas em água.

e) a combustão do álcool

QUESTÃO 08:

( UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1) Aquecer uma panela de alumínio.
2) Acender um fósforo.
3) Ferver água.
4) Queimar açúcar para fazer caramelo.
5) Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3

QUESTÃO 09:

(Vunesp) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80 °C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constante mente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:

a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.

QUESTÃO 10:

(Cesgranrio-RJ) Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido, para ser analisada. O gráfico abaixo representa o processo de aquecimento de uma amostra dessa substância

Analisando o gráfico, podemos concluir que a amostra
apresenta:

a) duração da ebulição de 10 min.
b) duração da fusão de 40 min.
c) ponto de fusão de 40 C.
d) ponto de fusão de 70 C.
e) ponto de ebulição de 50 C

 

 

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